Currículo Prescrito ou Formal, Real e Oculto
A educação atual passa por inúmeros entraves.
Vários aspectos são pensados e analisados em prol da qualidade de ensino, porém
o que se identifica como elemento chave nesta complexidade são as
características curriculares e o seu funcionamento.
O currículo é um instrumento de função
socializador, um elemento imprescindível à prática pedagógica, pois ele está
estritamente ligado às variações dos conteúdos, a sociedade a
profissionalização dos docentes.
A escola, não é apenas um espaço social
emancipatório ou libertador, mas também é um cenário de socialização da
mudança. Sendo um ambiente social, tem um duplo currículo, o explicito e o
formal, o oculto e informal. A prática do currículo é geralmente acentuada na vida
dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e
valores. O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e
valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto pelo trabalho
pedagógico nas escolas.
1- TIPOS DE CURRÍCULO:
O currículo
prescrito ou formal que é aquele entendido como o conjunto de
prescrições oriundas das diretrizes curriculares, produzidas tanto no âmbito
nacional quanto nas secretarias e na própria escola e indicado nos documentos
oficiais, nas propostas pedagógicas e nos regimentos escolares.
O currículo
real que
é a transposição pragmática do currículo formal, é a interpretação que
professores e alunos constroem, conjuntamente, no exercício cotidiano de
enfrentamento das dificuldades, sejam conceituais, materiais, de relação entre
professor e alunos e entre os alunos. São as sínteses construídas por
professores e alunos, a partir dos elementos do currículo formal e das
experiências pessoais de cada um.
Conforme Moreira e Silva (1997, p. 28), “o
currículo é um terreno de produção e de política cultural, no qual os materiais
existentes funcionam como matéria-prima de criação e recriação e, sobretudo, de
contestação de transgressões.”
Portanto, o currículo escolar oculto tem a
ação direta e indireta na formação do individuo e é aquele que escapa das
prescrições, sejam elas originárias do currículo prescrito ou do real. Diz
respeito àquelas aprendizagens que fogem ao controle da própria escola e do
professor e passam quase despercebidas, mas que têm uma força formadora muito
intensa. São as relações de poder entre grupos diferenciados dentro da escola
que produzem aceitação ou rejeição de certos comportamentos, em prejuízo de
outros, são os comportamentos de discriminação dissimulada das diferenças e,
até mesmo, a existência de uma profecia auto realizadora dos
professores que classifica, de antemão, certos alunos como bons e outros como
maus.
O
currículo oculto também vai se manifestar, entre outras
formas, na maneira como os funcionários tratam os alunos e seus pais, no modo
de organização das salas de aula, no tipo de cartaz pendurado nas paredes, nas
condições de higiene e conservação dos sanitários, no próprio espaço físico da
escola.
2- VÍDEOS SOBRE CURRÍCULO
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